quinta-feira, 2 de julho de 2015

MARATONA LITERÁRIA DE INVERNO DE 2015 #MLI2015



Esta maratona acontece todos os anos e tem como objetivo intensificar nossos hábitos de leitura; desse modo, como este ano estou lendo cerca de cinco livros por mês, estou apresentando-lhes a minha lista com dez livros, de acordo com as temáticas semanais e os desafios.
A MLI2015 foi proposta pelo Victor que tem um canal no Youtube. Caso queira, sugiro que assista o vídeo de apresentação dele no link: https://www.youtube.com/watch?v=giV3fFuq0p4&feature=youtu.be ou, se preferir, leia sobre a maratona na página do evento no facebook: https://www.facebook.com/events/799368423511733/
Antes, preciso admitir que o item referente a "um livro de capa azul" me deixou de cabelos brancos. Não enxergo e leio por meios digitais ou audiolivros e, sinceramente, não sabia qual deles apresentava capa azul. Mas, nada que uma boa pesquisa no Google não resolva (ou, a ajuda de um olho amigo).
Sem mais delongas, vamos lá. Decidi por as sinopses junto com a lista, objetivando deixá-los interessados pelos livros e, como todo bom leitor, com muita fome de leitura!

Semana 01: Fantasias, Distopias e/ou Ficção Científica

Fahrenheit 451 (Ray Bradbury)
Desafios contemplados:
* Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica;
Sinopse: A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instaladas em suas casas ou em praças ao ar livre. O livro conta a história de Guy Montag, que no início tem prazer com sua profissão de bombeiro, cuja função nessa sociedade imune a incêndios é queimar livros e tudo que diga respeito à leitura. Quando Montag conhece Clarisse McClellan, uma menina de dezesseis anos que reflete sobre o mundo à sua volta e que o instiga a fazer o mesmo, ele percebe o quanto tem sido infeliz no seu relacionamento com a esposa, Mildred. Ele passa a se sentir incomodado com sua profissão e descontente com a autoridade e com os cidadãos. A partir daí, o protagonista tenta mudar a sociedade e encontrar sua felicidade.

 Jogos vorazes (Suzanne Collins)
Desafios contemplados:
* Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica;
* Comece ou termine uma série, trilogia ou duologia;
* Um livro que você ganhou;
* Um livro com mais de 400 páginas (na verdade, tem exatamente 400 p).
Sinopse: Constituída por uma suntuosa Capital cercada de 12 distritos periféricos, a nação de Panem se ergueu após a destruição dos Estados Unidos. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples - os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito. Quando Katniss Everdeen, de 16 anos, decide participar dos Jogos Vorazes para poupar a irmã mais nova, causando grande comoção no país, ela sabe que essa pode ser a sua sentença de morte. Mas a jovem usa toda a sua habilidade de caça e sobrevivência ao ar livre para se manter viva. ...

Semana 02: Thriller, Suspense e/ou Terror

Intensidade (Dean Koontz)
Desafios contemplados:
* Um livro do gênero que você menos leu no ano passado (suspense);
Sinopse: Chyna Shepherd não teve uma infância feliz. De uma vida feita de violência e tragédia ela parece ter trazido apenas traumas, que aos vinte e seis anos pensa ter superado. Mas essa experiência lhe ensinou outra coisa. Ela aprendeu a sobreviver.
Uma noite, hospedada na casa de uma amiga, ela percebe que alguma coisa está errada. Um estranho invade a casa, e Chyna se vê envolvida em um turbilhão de acontecimentos que não pode controlar. O nome do estranho é Edgler Foreman Vess, um homem que se dedica a viver com intensidade. E isso, para ele, significa matar. Vess absorve a beleza com sentidos aguçados, sente intensamente... e destrói. Calmo e preciso, absorve a morte e o horror que provoca.
Quando percebe que todos na casa estão mortos, o primeiro impulso de Chyna é sobreviver. Esconde-se. Foge. Mas então descobre que há uma próxima vitima, em outro lugar, uma menina inocente correndo o mesmo perigo. Com um misto de pavor e coragem, lança-se então em perseguição ao hábil e frio assassino, um psicopata que já matou muitos e vai continuar matando, a menos que ela faça alguma coisa. E agora cada decisão passa-se como um jogo perigoso, e Chyna pode não estar preparada.

 O Cemitério (Stephen King)
Desafios contemplados:
* Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica;
* Um livro do gênero que você menos leu no ano passado (terror);
Sinopse: Louis Creed, jovem médico de Chicago, acredita que encontrou seu lugar naquela pequena cidade do Maine. Uma casa boa, o trabalho na universidade, a felicidade da esposa e dos filhos. Num dos primeiros passeios para explorar a região, conhece um cemitério no bosque próximo à sua casa. Ali, gerações e gerações de crianças enterraram seus animais de estimação. Para além dos pequenos túmulos, onde letras infantis registram seu primeiro contato com a morte, há, no entanto, um outro cemitério. Uma terra maligna que atrai pessoas com promessas sedutoras.
Um universo dominado por forças estranhas capazes de tornar real o que sempre pareceu impossível. A princípio, Louis se diverte com as histórias fantasmagóricas do velho vizinho Crandall. Só aos poucos começa a perceber que o poder de sua ciência tem limites. Prepare-se para páginas de puro pavor. Em uma de suas mais terríveis histórias, Stephen King mostra como a dor e a loucura, muitas vezes, dividem a mesma estrada.

Semana 03: YA Contemporâneo, Romance e/ou Drama

Pequenas grandes mentiras (Liane Moriarty)
Desafios contemplados:
* Um livro que você ganhou;
Sinopse: Madeline é forte e passional. Separada, precisa lidar com o fato de que o ex e a nova mulher, além de terem matriculado a filhinha no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline, parecem estar conquistando também sua filha mais velha. Celeste é dona de uma beleza estonteante. Com os filhos gêmeos entrando para a escola, ela e o marido bem-sucedido têm tudo para reinar entre os pais. Mas a realeza cobra seu preço, e ela não sabe se continua disposta a pagá-lo. Por fim, Jane, uma mãe solteira nova na cidade que guarda para si certas reservas com relação ao filho. Madeline e Celeste decidem fazer dela sua protegida, mas não têm ideia de quanto isso afetará a vida de todos.

Diário de um Banana - 03 - A gota d'água (Jeff KINNEY)
Desafios contemplados:
* Um livro com figuras ou ilustrações;
* Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica;
Sinopse: Greg não toma jeito mesmo. E a cada dia se envolve em mais confusão. O difícil é fazer seu pai engolir esse "talento" de Greg para se meter em situações embaraçosas. Ele já está por aqui com o garoto. E para botar algum juízo na cabeça dele, Frank Heffley tenta de tudo um pouco. É claro que Greg sempre encontra uma maneira de estragar tudo. Até que seu pai faz uma grande ameaça e as coisas mudam de figura. Qual será a gota d´água que vai fazer a paciência de Frank transbordar de vez?

Argel, Cidade Branca (Régine Deforges)
Desafios contemplados:
* Comece ou termine uma série, trilogia ou duologia;
Sinopse: Léa, intrépida heroína de Bicicleta Azul, está de volta à França: terá de reunir seus esforços novamente, para mais uma aventura! A guerra de independência da Argélia, que desponta na capital, Argel, trará vários conflitos internos ao país. Léa e François, seu eterno companheiro, serão desafiados novamente pelos infortúnios da guerra e projetado no coração de acontecimentos dramáticos que, mais uma vez, irão testá-los duramente, colocando à prova tanto suas convicções quanto seu amor.

Grandes esperanças (Charles Dickens)
Desafios contemplados:
* Um livro com mais de 400 páginas;
* Um livro que alguém escolheu para você;
Sinopse: Charles Dickens é um dos mais célebres romancistas ingleses. É também o mais típico da Inglaterra vitoriana. Criou uma prosa original, rica de símbolos, e viu-se cercado da fama de reformador por ter narrado os horrores dos asilos, escolas e prisões da época. Sua obra, impregnada de mistérios, tem afinidades com o romance gótico e constitui um vasto painel melodramático da Londres industrial de 1830-1850. A postura essencialmente sentimental de Dickens expressou-se com muita nitidez em seus contos de Natal, publicados e lidos no mundo inteiro. Em 1861 Dickens publicou o mais equilibrado de seus romances: "Grandes Esperanças". A obra foi inspirada em sua experiência amorosa com a atriz Ellen Ternan, com a qual rapidamente se decepcionou. Grandes Esperanças é uma de suas obras-primas. Dickens acreditava, como todo inglês médio da época, na imutabilidade da hierarquia social e condensou no destino de Pip - principal personagem da obra - sua própria experiência: os perigos de uma ascensão social demasiado rápida.

Semana 04: Livros nacionais

O Ateneu Raul Pompéia
Desafios contemplados:
* Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica;
* Um livro que você ganhou;
Sinopse: Hoje não existem mais escolas como o Ateneu. Não há mais a violência autoritária e castradora de um diretor de internato como o terrível Aristarco., dono da vida, dos sentimentos, da sexualidade, dos sonhos e dos desesperos dos alunos. Raul Pompéia criou um romance imortal, ainda bastante atual, na forma de protesto dos jovens contra a ditadura dos mais velhos.

 Meu pé de Laranja Lima (José Mauro de Vasconcelos)
Desafios contemplados:
* Um livro que já virou ou vai virar uma adaptação cinematográfica;
* Um livro de capa azul;
Sinopse: Na obra juvenil mais conhecida de José Mauro, a pobreza, a solidão e o desajuste social vistos pelos olhos ingênuos de uma criança de seis anos. Nascido em uma família pobre e numerosa, Zezé é um menino especial, que envolve o leitor ao revelar seus sonhos e desejos, por meio de conversas com o seu pé de laranja lima, encontrando na fantasia a alegria de viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário