sábado, 25 de julho de 2015

RESENHA: A GOTA D'ÁGUA - JEFF KINNEY * DIÁRIO DE UM BANANA - 03 (5º LIVRO DA #MLI2015)

Nome do livro: A gota d'água * Diário de um banana vol. 03
Autor: jeff kinney
Título original: Diary of a Wimpy Kid: The Last Straw
Tradução: Antônio de Macedo Soares
Editora: Vergara & Riba Editoras Ltda.
Ano: 2009
Número de páginas: 217

O terceiro livro da sério "O diário de um banana" veio a calhar com as necessidades dos desafios da #MLI2015 visto ser este um livro com imagens. Admito que "tremi na base" quando vi este item nos desafios da maratona e, senti uma leve frustração pairando no ar. Entretanto, assim que lembrei da série, fiquei completamente tranquilizada, visto este ser um dos pouquíssimas livros que contenham imagens e que estejam em um formato completamente acessível para pessoas com deficiência visual. Li-o em audiobook com a incrível leitura de Carla Domene na adaptação feita pela Fundação Dorina Nowill para cegos.
Greg Heffley é um adolescente típico que tenta das mais diversas formas, livrar-se das obrigações do dia-a-dia, bem como faz o possível para que suas travessuras não cheguem ao conhecimento dos pais (Frank e Susan). É constantemente "incomodado" pelos irmãos Manny e Rodrick (este por estar envolvendo-o em diversas confusões e aquele por dedurá-las todas aos pais). Rowley Jefferson é o melhor amigo de Greg e Holly Hills é a garota pela qual os dois amigos se sentem atraídos.
No livro lido para a #MLI2015 Greg se encontra numa fria pois, depois de aprontar artes demais para que seu pai Frank aguente-as sem tomar nenhuma atitude, se vê ameaçado pela possibilidade de seu pai colocá-lo em uma escola militar. O garoto passa o final do ano letivo inteiro tentando agradar ao pai com o intuito de não sofrer o castigo imposto, entretanto, é justamente sem querer e, em uma situação que pode vir a causar constrangimentos incontáveis a Greg que ele acaba realizando o seu desejo embora, é claro, a forma que aconteceu não era nem de longe sonhada por Banana.
O livro é extremamente curto e as cenas são descritas de forma a possibilitar uma compreensão completa de seu conteúdo, além da leitura de Carla ser bastante agradável aos ouvidos. A história é bastante simples, entretanto, o que prende os leitores da idade de Greg certamente são as sacadas humorísticas que o autor tem ao longo da obra.
O livro cumpre um dos desafios da MLI2015 visto ser "um livro com ilustrações". Além disso, faz parte da 3ª semana de leituras que, deve ser constituída por livros de romance, drama ou livros jovens adultos contemporâneos. Eu diria, inclusive, que "O diário de um banana" é muito mais infantil que infanto-juvenil, entretanto, acredito que ao longo dos livros da série, esta perspectiva possa ser modificada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário