sexta-feira, 24 de julho de 2015

RESENHA: PEQUENAS GRANDES MENTIRAS - LIANE MORIARTY (4º LIVRO DA #MLI2015


Nome do livro: Pequenas grandes mentiras
Autora: Liane Moriarty
Título original: Big Little Lies
Tradução: Adalgisa Campos da Silva
Editora: Intrínseca
Ano: 2015
Número de páginas: 400

Foi com um misto de alegria e satisfação que inclui este livro na minha MLI2015 visto que sou muito apaixonada pelo modo de escrita de Liane Moriarty. Ao ganhá-lo de uma amiga minha e verificar que este se tratava de mais um livro da autora de "O segredo de meu marido" já imaginei que experiências teria com a leitura.
Gostei da estruturação dos capítulos, em geral pequenos e bastante instigantes e, quando longos, bons o bastante para fazer com que nem reparemos no virar das páginas. É um livro em que três mães se encontram e, enquanto pensemos que elas não têm nada em comum nos surpreendemos com as tentativas de todas elas de se sustentarem mutuamente enquanto tentam sobreviver a cada dia. Adorei a estratégia da autora de interromper os capítulos com breves diálogos das testemunhas do crime, bem como de mudar o ponto de vista das personagens, fazendo com que o leitor tenha um panorama do que acontece por trás de cada porta fechada ou lembrança guardada.
Madeleine encontra-se em um dilema bastante complicado. Seu ex-marido está morando na mesma cidadezinha que ela e, ainda pior, a filha dele (do segundo casamento) está matriculada no mesmo jardim de infância que a sua menina mais nova, fruto também de um segundo casamento de Madeleine. Para deixar a situação ainda mais delicada, a filha que os dois tiveram juntos está mais do que disposta a sair de casa (ela tem 14 anos) e ir morar com o pai e a nova esposa que, pelo visto, parece ser o extremo oposto ao que Madeleine é.
Celeste é casada com Perry e tem os gêmeos Max e Josh. Aparentemente sua vida é perfeita, com um marido que muitas invejavam, uma situação financeira mais do que satisfatória e dois filhos que, apesar de bagunceiros, são as razões mais fortes para que Celeste continue vivendo. Entretanto, por trás daquela fachada ricamente decorada há uma existência de alguém que precisa de ajuda e de muita ajuda.
Jane é mãe de Ziggy, um garoto realmente muito inteligente e bastante sensível. Ao contrário das suas duas amigas recém conhecidas, ela é uma jovem mãe solteira cujo filho foi resultado de uma noite casual com um homem que ela jamais esperava encontrar novamente. Entretanto, fora para ali justamente por causa dele.
As histórias de Celeste e de Jane foram as que mais me sensibilizaram e, provavelmente, assim acontecerá com quase todos os leitores deste livro. Entretanto, penso que a história de Madeleine torna-se uma espécie de pausa para o café enquanto as outras duas histórias fazem com que o leitor corra páginas e mais páginas a procura de seus desfechos. Entretanto, alerto-o leitor para que não se engane. Nos livros de Liane Moriarty sempre há fogo inclusive, onde parece não haver nenhuma fumaça.
O livro cumpre dois dos desafios da MLI2015 visto ser "um livro que você ganhou" e ter exatamente quatrocentas páginas. Além disso, faz parte da 3ª semana de leituras que, deve ser constituída por livros de romance, drama ou livros jovens adultos contemporâneos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário